segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Artigo desta terça - Jornal Em Foco

“Máquina de tirar retrato”


Não existe nenhum mal em aparecermos em fotografias, registrar fatos, deixar marcada nossa participação em eventos. Isso todos podem fazer. O problema é quando se faz disso um objetivo obcecado de querer tirar vantagem.

Tem muita gente que gosta de aparecer sempre na hora boa. Na hora de construir alguma coisa só o fazem nos momentos fáceis. Quando aperta, exige, somem. Nas empresas, na vida política e no cotidiano tem muita gente assim. Não tem coragem de defender um projeto, uma idéia , não entram em polêmica ou em alguma coisa que possa virar polêmica, mas qualquer coisa que dá resultado positivo correm para aparecer na foto. Nas dificuldades somem, nas horas boas são os primeiros que querem estar na frente da “máquina de tirar retrato”.
Infelizmente na vida pública ainda existe muitos oportunistas. Muita gente que pouco constrói, mas que aparece na hora da foto. A foto, até pode ser o fechamento de uma conquista, mas não deveria ser forjada, forçada.
Há políticos que torcem para as coisas não darem certo e quando começa a andar dão um jeito de dizer que foram os responsáveis pela conquista. A Rede Globo dá uma lição nesse tipo de maldade: não ajudou em nada na redemocratização do país, se aproveitou e se criou graças à ditadura e dinheiro público e quando viu que as “Diretas Já” ia virar realidade, quis ser pai e mãe da criança. Ou não foi? Hoje aparece denunciando corrupção como se nunca tivesse se envolvido nisso.
Como distinguir os oportunistas dos outros? Simples. Conversando, conhecendo, pesquisando. Fora isso, eles conseguem enganar direitinho.
Outra jogada espetacular é aquele político que de propósito sempre chega atrasado nas solenidades. Aliás, coisa que pode acontecer. Não é disso que falamos. Falamos daquele que tem por regra fazer isso. Então ele passa na frente das pessoas, das “máquinas de tirar retrato” e se colocam em lugar bem estratégico para sair na foto “do lado da noiva”. Faz pose, sorri e até acena. Rouba a cadeira enquanto alguém está falando, sai na fotografia e levanta rapidinho para dar lugar ao ocupante que acabou de falar.
Lógico que pessoas com cargos públicos, muitas vezes tem muitos compromissos e precisam estar em mais lugares quase ao mesmo tempo e por conta disso dão uma passadinha para prestigiar o evento. Isso é legítimo. Mas o que falamos aqui é daqueles que tem por hábito, orientação chegar apenas para serem notados.
Aos cidadãos/ãs cabe perceber, não dar palanque e nem alimentar essa prática que infelizmente ainda está muito presente em nosso meio.
Nada melhor para as pessoas do que agir naturalmente.


Valmir Ludvig

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Onda nacional

Sou a favor de que se apure a tudo que cheira corrupção, mas colocar todos no mesmo saco despolitiza a discussão e pouco acrescenta na mudança que sempre queremos. Percebo uma onda de incutir na cabeça de todos que todos os políticos são iguais, não prestam e uma tentativa de transferir para os que exercem cargos públicos, todas as desgraças que acontecem. A corrupção não ocorre só em setores governamentais. A corrupção está espalhada em todos os setores da sociedade e o combate deve ser amplo. Ninguém é corrupto sozinho. Sempre há parcerias, grupos, bandos . Lembrar sempre que cada cidadão/cidadã é político também. Todos somos seres políticos e todos somos responsáveis por nossas ações e omissões. Tudo que fazemos ou deixamos de fazer tem consequências para melhorar ou piorar as coisas.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Coluna - Jornal em Foco

Para quem quiser acompanhar, escrevo coluna semanal no Jornal em Foco que sai todas as terças feiras.

Loteamento Dom Nelson

Em parceria com a prefeitura, numa decisão do Orçamento Participativo, a comunidade se junta para fabricar lajotas para as ruas do loteamento. Mais uma iniciativa cidadã desse loteamento que muda sua cara para melhor a cada dia.

Tribuna e Bastidor

Durante as sessões da Câmara oposição pede para asfaltar várias ruas e depois faz de tudo para impedir o funcionamento da Usina.


Também pede obras para a Secretaria de Obras e emperra votação de recursos - suplementação - para atrapalhar o trabalho da Secretaria.


E falam que votam projetos que são a favor do povo.


Dá prá entender?

Usina de Asfalto - Será que a novela acabou?

Infelizmente nos bastidores continuam movimentos para emperrar o trabalho da usina que começa a funcionar. Esperamos que o bom senso predomine. Embora não se possa esperar bom senso daqueles que falam uma coisa nas tribunas dizendo que querem o bem da cidade, mas fazem outra coisa nos bastidores.

FENARRECO - Desfile e Festa - SUCESSO!

A FENARRECO voltou a ser uma festa de família. O ambiente é sadio, tranquilo e tem a participação de uma criançada que é bonito de se ver. Além disso a tradição alemã é sentida na festa. Quem vai para a festa quer sentir o ritmo das canções alemãs que predomina nas canções executadas. A festa que começou com um belo e participativo desfile continua com essa mesma alegria e animação.

Usina de Afalto - Incomoda ?

Respondi para Valdecir e logo em seguida desapareceu o comentário.

Valdecir Voltolini deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Usina de Asfalto": Prefeitinho mediocre, advogado instala Usina , sem licença, deveria se caçado por improbridade administrativa, e agora defende o ex na ação civil pública da coleta de lixo putzzz... cai fora Valmir...e no transporte coletivo, que vergonha defendendo o cara que tu batias tanto, que te viu e quem te ver...publica este comentário se tens coragem...

Minha resposta:

Caro Valdecir

Obrigado por tua manifestação. Não tenho compromisso com ninguém do transporte coletivo. Foi o Conselho do Transporte que fez os encaminhamentos. Para mim pouco importa quem faz o trabalho, mas sim como ele deve ser feito. O Prefeito fez uma série de exigências e elas terão que ser cumpridas. O Conselho fez os encaminhamentos e é isso que vai acontecer. Se quiseres mais esclarecimento sobre isso me ponho à tua disposição onde e quando quiseres para falar sobre o assunto. Não acredito que estejas sendo leviano em tuas colocações, acredito que te falta informação para avaliar corretamente o que está acontecendo. Sobre a Usina o prefeito sempre disse que só funcionária quando tivesse tudo em ordem e é isso que está acontecendo. Os tempos mudaram Valdecir. Nem todo político é igual como estás querendo dizer. Reafirmo minha disposição em conversar. Nunca defendi e nem vou defender esse ou aquele empresário do transporte. O que quero é que o serviço seja bem executado. Não mudei em nada que penso, amigo. O que quero é uma cidade boa para todos viverem. Mas não acho legal acusações sem saber o que está acontecendo.
Não defendo o "ex" e tu sabes o que penso dele. Sobre a coleta do lixo penso apenas que devem fazer um bom serviço e se alguém se sentiu lesado está fazendo o questionamento. Espero apenas que no final de tudo isso a comunidade ganhe!
Tudo bem que não gostes do prefeito, mas daí a fazer insinuações/acusações já é outra coisa. Vejo muita diferença entre o que foi a cidade, como os cidadãos eram tratados e o que se fazia com o dinheiro público. Na próxima eleição tens a oportunidade de mudar se não estás contente. Mas faça comparações, reflita bem. Se queres a volta do sucateamento da máquina pública, se queres de volta uma cidade que estava no escuro, se queres de volta um ex-governo que tem os papéis prontos de obras que não existem como os dois subterminais, a creche do Paquetá e outras obras, é um direito teu escolher.

No mais, mais uma vez me ponho à disposição para sentar e conversar.

Abraço

Valmir