segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Texto: Ato Ecumênico - Dia 29/11 - Acendimento das Luzes de Natal - Praça Central

ORAÇÃO ECUMÊNICA - NATAL - 2009

Leitor 1 - Estamos chegando ao término de mais um ano, onde a consciência do SERVIR foi alimentada pelo exercício da caridade, da fé e do amor em nossa comunidade. Foram muitos gestos de fraternidade, especialmente para aqueles que mais precisaram da ação efetiva de cada um de nós. Ano de muita alegria, de concretizações diversas, de esperança, de dor, de luto, de solidariedade, compaixão e de confiança. Ano de muita entre ajuda.
Independentemente de sermos cristãos ou não, no Natal celebramos o aniversário de alguém que até hoje fala a linguagem do amor à humanidade.


CANTO: QUANDO COMPLETOU-SE O TEMPO/ DE MARIA DAR A LUZ/
NÃO HAVIA NA CIDADE/ UM LUGAR PARA JESUS


Leitor 2 - Fechemos nossos olhos e peçamos perdão a Deus por todas as vezes que, nesse ano deixamos nosso egoísmo, vingança ou qualquer outro sentimento falar mais alto do que nossa bondade e perdão.


CANTO: E JOSÉ DE PORTA EM PORTA/ NAS FAMÍLIAS FOI BATER/
E PERDIR ALGUM ABRIGO/ PRÁ JESUS QUE IA NASCER


Leitor 2 - Todo dia Jesus bate na nossa porta através de nossos irmãos. Especialmente os que mais precisam. Governo e Iniciativa Privada não devem fechar os olhos para essa realidade. Quando um irmão, uma irmã, sofre, é dever de todos nós aliviar esse sofrimento.


CANTO: ENCONTROU PORTA FECHADA/ POUSO NÃO HAVIA MAIS/
E JESUS NASCEU HUMILDE/ NUM ABRIGO DE ANIMAIS


Leitor 2 - Abramos o nosso coração. Abramos nossas pousadas. Saiamos de nosso comodismo e percebamos todos os que precisam de nós. Olhemos os necessitados de nossas famílias, de nossas ruas e de nossa cidade. Abrigar é acolher, escutar, partilhar, sentir, se solidarizar.


CANTO: DESCE DEUS DE SUA GLÓRIA/ E ENTRE OS HOMENS QUER VIVER/
NÃO FECHEMOS NOSSA PORTA/ PRÁ JESUS QUE VAI NASCER


Leitor 2 -Acendamos todas as luzes que estão apagadas em nosso coração. Deus nos criou com amor e para viver o amor. Procuremos acender a bondade, tudo aquilo de bom que está adormecido em nós para fazer valer o amor. Junto com as luzes da cidade, que seja acesa a chama do amor no coração de cada brusquense que aqui nasceu ou que aqui escolheu para morar.

Leitor 3 - Não esqueçamos do aniversariante. O comércio, a luz, a árvore, a vela, tudo o que gira em torno do Natal deve-se a Jesus Cristo que nasceu e trouxe uma mensagem de Verdade, Caminho, Vida em abundância e muita Luz.


Leitor 3 - Rezemos juntos a oração que o Menino, depois de crescido nos ensinou. Cada um reze à sua maneira, conforme sua confissão. Que a oração traga paz a todas as famílias. Rezemos de mãos dadas.


PAI NOSSO...


Leitor 4 - Estendamos nossas mãos para o lugar onde moramos e peçamos a benção de Deus sobre toda a nossa cidade.


Repetir: Senhor Deus, olhai a cada habitante de nossa cidade e derrama tua benção carinhosa de Pai. Daí força a cada um de nós para sermos cada dia mais semelhante ao teu Filho Jesus. Amém!


Que as luzes se acendam e que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário: